51 3026 8979

    51 9 8137 5691

 

FRATER ESPAÇO BIOCÊNTRICO

 A AVENTURA   DO   AUTOCONHECIMENTO

Revista da Frater

Janeiro/Fevereiro 2015

Ano VIII

n° 50

Elipse:

             Nunca a humanidade teve tantas condições concretas de resolver seus problemas históricos e viver uma época de plenitude e amor. Paradoxalmente nunca estivemos tão perto de uma situação de totalitarismo global, com sofisticados meios de controle, exacerbação da violência e desagregação ecológica.

             Nesta edição trazemos o tema da violência e do controle em nossas matérias centrais.

             Por outro lado descobrimos uma faceta pouco divulgada de Rolando Toro: o poeta. Também conheceremos o termo ”Big Data” em entrevista com Ivonne Hofstetter. Vamos ainda saber o que são marcadores somáticos, dentro da teoria de Antonio Damasio.

                                                    Boa Leitura!

Reflexões sobre a violência 

Por Myrthes Gonzalez

Basta ligarmos a televisão, o rádio ou acessarmos a internet para sermos imediatamente informados a respeito de atos de violência que se espalham pelo mundo. São notícias e imagens que nos causam uma sensação de medo e impotência. A ação concreta que mais se fala para sanar esta situação é a de aumentar os efetivos de segurança, ou seja, os mecanismos de controle. O quanto vamos ter que... (clique aqui ou na foto para ter acesso a todo texto)

A Poesia de Rolando Toro

Rolando Toro, criador da Biodanza, também era poeta, com vários livros editados. No final do ano fizemos uma seleção de algumas de suas poesias para ler durante a aula do grupo de arte identidade. Dessa vivência surgiu o desejo de levar a dança das palavras muito além da sala. (clique aqui ou na foto para ter acesso a todo texto)

Big Data:

“Carregamos o dispositivo de escuta no bolso”

Photo-21.jpg

Entrevista por Judith Reker                                                                                                              

Tradução: Renata Ribeiro da Silva

Fonte: Goethe-Institut: http://www.goethe.de/ins/br/lp/kul/dub/med/pt13511924.htm

 

Ivonne Hofstetter é diretora de uma empresa que processa e avalia volumes enormes de dados. Em seu livro “Eles sabem de tudo”, ela defende uma melhor maneira de lidar com a revolução digital. “O Big Data confronta o indivíduo com modelos de negócios que põem em xeque nossa concepção de sociedade democrática, nossos direitos básicos e a natureza humana”. (clique aqui ou na foto para ter acesso a todo texto)

Marcadores Somáticos

Antônio Damásio é um importante neurocientista que nos fala do verdadeiro papel das emoções em nossas decisões e formas de atuar no mundo. O vídeo faz um breve resumo de uma de suas teorias: Os Marcadores Somáticos. (clique aqui ou na foto para ter acesso ao vídeo)