51 3026 8979

    51 9 8137 5691

 

FRATER ESPAÇO BIOCÊNTRICO

 A AVENTURA   DO   AUTOCONHECIMENTO

Revista da Frater

JUN/JUL 2013

Ano VI n° 33

             A Revista da Frater deste mês convida a uma reflexão a respeito da sociedade que queremos construir. Estamos em pleno ciclo de mudanças e este é o momento de pensarmos que direção queremos tomar.

             As decisões que tomamos no início do terceiro milênio não definem somente um novo momento histórico, mas também qual relação que nossa espécie pode estabelecer com a totalidade do sistema vivo do planeta.  Será possível consolidar uma sociedade emergente solidária e ecológica? Ou vamos optar pela violência e a  barbárie? Perguntas que estamos respondendo através de nossas atitudes neste exato momento.

Brasil: Quando a coletividade quer mudanças.

See here english version                                                             Texto: Myrthes Gonzalez

O Brasil antes de 1500 era um lugar com muitos grupos humanos, que os europeus vieram a chamar de índios. O início da nossa atual historia começa com a ignorância da historia anterior: a dominação, a degradação, o roubo e o extermínio da população local. O Brasil não foi descoberto mas sim inventado e sua invenção tinha o fim específico de gerar recurso para a coroa portuguesa. Ou seja, iniciamos esta historia com roubo e descuido pela terra em que pisávamos. (clique aqui, ou na imagem, para ter acesso a todo o texto)                                    

Münster, uma inspiração que vem da Alemanha

DSC_0029w.jpg

No mês de maio deste ano (2013) passei alguns dias na cidade alemã de Münster, que se localiza na região chamada de Westfalia. Já fui a esta cidade algumas vezes, sempre com motivos relacionados à Biodanza. Em Münster se localiza uma linda escola de formação para facilitadores de Biodanza que mantém um convenio de intercâmbio com a escola de formação que dirijo no Brasil. (clique aqui, ou na imagem, para ter acesso a todo o texto)              Texto e imagens: Myrthes Gonzalez

Uma historia de Amor e Fúria

Em tempos de transformação social sempre é bom conhecer nossa trajetória como país. No mês de abril deste ano foi lançado o filme de Luis Bolognesi: Uma Historia de Amor e fúria. (clique aqui, ou na imagem, para ter acesso a todo o texto)                          Texto: Myrthes Gonzalez

E se o dinheiro não existisse?

Allan Watts foi um filósofo britânico que propôs uma reflexão sobre nossos valores e estilo de vida. Seus textos e palestras inspiraram a criação de um canal de vídeos feitos para divulgação no You tube chamadoTragedy and Hope.

O vídeo que vemos aqui, com narração do próprio Watts, é um convite aos jovens para definir os valores que vão orientar a escolha de uma profissão... (clique aqui, ou na imagem, para ter acesso ao vídeo)