51 3026 8979

    51 9 8137 5691

 

FRATER ESPAÇO BIOCÊNTRICO

 A AVENTURA   DO   AUTOCONHECIMENTO

Revista da Frater

Abr/Mai2014

Ano VII n° 42

             Abril é o mês da Biodanza. Este é um ano muito especial por que Rolando Toro faria 90 anos. Comemoramos com uma matéria onde trazemos um pequeno resumo da vida deste mestre inspirador.

E ainda mais: Os resultados sobre o trabalho de Biodanza com pessoas portadoras do Mal de Parkinson; Um filme para entendermos mais sobre uma das bases da afetividade: a empatia. E uma reflexão sobre o dinheiro como vício, na matéria sobre o filme de Scorsese: O Lobo de Wall Street.                Boa leitura!

Rolando Toro e a Biodanza

Texto e imagens

por Myrthes Gonzalez

DSC_0191w

Efeitos da Biodanza sobre a funcionalidade dos portadores de Mal de Parkinson

Fonte: Revista Pisa Medica por Cristina Vannini

O mal de Parkinson é uma doença neurológica que afeta os neurônios dopaminérgicos da substancia negra, podendo apresentar ou não distúrbios motores. Os sintomas são tremores, lentidão dos movimentos e rigidez. Estes podem estar associados também à instabilidade postural, dificuldades para escrever, de falar, de deglutir. Ainda podem desenvolver ansiedade, depressão, déficit cognitivo, distúrbios do sono e disfunções olfativas. (Clique aqui, ou na imagem, para ter acesso a todo o texto)

O Lobo de Wall Street

Por Myrthes Gonzalez

O Lobo de Wall Street é um filme baseado na biografia de Jordan Belfort, especulador da bolsa de valores. Não é um filme fácil de assistir já que o diretor Martin Scorsese expõe ao longo de três horas de exibição cenas que revelam a que ponto a ambição pode transformar um ser humano em algo execrável. (Clique aqui, ou na imagem, para ter acesso a todo o texto)

Empatia e Simpatia

A Empatia é um dos fenômenos que compõe a profundidade do universo afetivo humano. A Biodanza busca desenvolver a capacidade empática das pessoas. Este pequeno vídeo produzido por  RSA Shorts fala de maneira simples e direta a respeito da diferença entre Simpatia e Empatia.(Clique aqui, ou na imagem, para ter acesso ao vídeo)

A Biodanza nasceu de uma profunda reflexão sobre a vida. Com raízes Latino Americanas, ela é filha do chileno Rolando Toro Araneda.

Rolando nasceu em Concepcion, no dia 19 de abril de 1924, portanto há exatamente 90 anos.  Faleceu em 2010, no dia 16 de fevereiro. A partir deste ano a data de seu nascimento passou a ser considerada o Dia Internacional da Biodanza.

Rolando era  psicólogo, educador, antropólogo, mas... (clique aqui ou na foto para acesso ao texto)