51 3026 8979

    51 981 375 691

FRATER ESPAÇO BIOCÊNTRICO

 A AVENTURA   DO   AUTOCONHECIMENTO

Seta: para a Esquerda: Voltar para a Revista

Uma historia de Amor e Fúria

Texto de Myrthes Gonzalez

Em tempos de transformação social sempre é bom conhecer nossa trajetória como país. No mês de abril deste ano foi lançado o filme de Luis Bolognesi: Uma Historia de Amor e fúria.

Uma animação para adultos que propõe uma reflexão sobre a historia do Brasil, através da trajetória de dois personagens que vencem as barreiras do tempo e da vida para se reencontrar em diversos momentos importantes para o Brasil.

 

O filme adota a perspectiva dos povos oprimidos pelo poder e desenvolve-se em quatro momentos históricos:

 

 1566 – Quando os portugueses expulsam os franceses da Baia da Guanabara e suas consequências sobre a população indígena.

 1838 – No maranhão a revolta da Balaiada.

 1968 – A ditadura militar.

 2096 – Uma interessante perspectiva de futuro onde um Rio de Janeiro inundado pela elevação das mares, inverte as polaridades geo-sociais, onde a elite mora nos morros e as favelas se situam em palafitas dentro do mar. O filme retrata a luta pelo poder da água potável.

  

O personagem principal afirma: “Viver sem conhecer o passado é andar no escuro.”

 

Sim, a história se repete em seus eternos ciclos. Muito além de nosso momento histórico está a rede de tendências na qual estamos inseridos. Determinar o caminho que queremos somente é possível com o saber da repetição cíclica da história, aliada à visão da possibilidade de fazer diferente – inovar com consciência.

Confira o trailer do filme de Luis Bolognesi abaixo.

Se ao clicar no play o vídeo não abrir, clique no link:

http://www.youtube.com/watch?v=e8pzqnvV4AY