51 3026 8979

    51 9 8137 5691

 

FRATER ESPAÇO BIOCÊNTRICO

 A AVENTURA   DO   AUTOCONHECIMENTO

Revista da Frater

SET/OUT 2013

Ano VI n° 36

            

Se não abrirem os links, copie e cole no seu navegador: www.frater.com.br

             A Revista da Frater este mês vem com matérias que têm em comum a reflexão sobre as fronteiras. Iniciamos com a “dissolução de fronteiras”, como efeito da globalização na fala instigante do presidente uruguaio Pepe Mujica.

             As fronteiras do (sem) tempo (nem) espaço, no divertido conto de Raul Terrén sobre a universidade do século XXII.

             Os desafios pessoais que são as fronteiras que a vida nos oferece para serem superadas no vídeo “A Vida que Você Escolheu”.

             E por fim, uma pequena reflexão sobre a obra de Érico Veríssimo, “O Tempo e o Vento”, contando a história do Rio Grande do Sul tendo como pano de fundo a luta pelas fronteiras do estado gaúcho.   Boa leitura!

O Consumo e as Reflexões de Pepe

José Mujica é uma figura diferente. Presidente do Uruguai, ele dispensa os confortos oferecidos a um chefe de estado e vive de forma simples em uma casa de campo nos arredores de Montevidéu. Para se deslocar, usa um velho fusca azul. Doa 90% de seu salário de chefe de estado a ONGs. Pepe, como é chamado, mantém um comportamento sem contradições com as críticas que faz a sociedade de consumo.

Em nossa viagem de pesquisa para levar o “Caminhos da Transformação” para o Uruguai... (clique aqui, ou na imagem, para ter acesso a todo o texto)

Hoje estava lendo num livro muito antigo, de mais de 100 anos, que antigamente os jovens deviam escolher, aos 20 anos, uma profissão para toda a vida - que absurdo! Como se uma pessoa devesse ser escravo de decisões tomadas há 15 ou 20. Creio que hoje tudo é mais fácil. Ninguém pensaria em viver até os 150 anos fazendo sempre a mesma coisa... (clique aqui, ou na imagem, para ter acesso a todo o texto)

A Vida que Você Escolheu

Este vídeo é um convite para pensarmos o que é uma limitação. Todos nós temos limitações, para algumas pessoas elas são mais evidentes... (clique aqui, ou na imagem, para ter acesso a todo o texto)

O Tempo e o Vento — Livro e Filme

Faz algum tempo que pensava em escrever recomendando a leitura de o Tempo e o Vento, obra inigualável de Érico Veríssimo. Em sete volumes Érico conta a historia do Brasil e do mundo no período que vai do século XVIII ao século XX. A historia brasileira e mundial passa nas entrelinhas... (clique aqui, ou na imagem, para ter acesso a todo o texto)

Um dia na Universidade do  Século XXII

A Faculdade da VIDA