51 3026 8979

    51 9 8137 5691

 

FRATER ESPAÇO BIOCÊNTRICO

 A AVENTURA   DO   AUTOCONHECIMENTO

Revista da Frater

OUT 2015

Ano VIII

n° 55

             Segundo o Princípio Biocêntrico, proposto pelo criador da Biodanza, Rolando Toro, a vida é um fenômeno sistêmico e orgânico onde infinitos aspectos da realidade estão interligados. Fritjof Capra fala que a crise de nossa civilização se deve a dificuldade de perceber estas interligações - o que leva a uma interferência mecânica sobre as pessoas e o meio ambiente. Carl Jung explica o fenômeno da sincronicidade, onde as ligações se dão nos mais diversos níveis, não apenas em um plano concreto e palpável.

             Corporeidade, espiritualidade e materialidade são fenômenos interligados do plano mais concreto ao mais sutil. Acreditamos que um novo tempo para a humanidade depende de perceber e assumir estas ligações.              Sob essa ótica, a Revista Frater deste mês vai apresentar aos leitores as agroflorestas, uma proposta de produção de alimentos em sinergia com a floresta. Vamos trazer também um relato de viagem onde a sincronicidade é um ponto central. Por fim um pequeno conto sobre o lugar que devem ocupar as coisas realmente importantes de nossa vida.

Boa Leitura!

ERNST GÖTSCH

                 Fonte http://www.universomistico.org/s/ernst-goetsch.html

 

Ernst Götsch nasceu na Suíça, onde estudou e trabalhou com melhoramento vegetal até a década de 70. A convite de um aluno brasileiro veio conhecer o país, na época em que a expansão da fronteira agrícola no Paraná punha abaixo as florestas centenárias de araucária... (clique aqui ou na imagem para ter acesso a todo  texto)

Da horta à floresta

Este vídeo mostra um exemplo da agricultura sintrópica proposta por Ernest Götsch. (Clique aqui ou na imagem para ter acesso)

Sobre Anjos e Fronteiras

Por Myrthes Gonzalez

Com a mochila nas costas e um hábito arraigado de caminhar, decidi ir rumo a Lisboa, a pé. Mas dispensei a segurança das famosas flechas amarelas e fui descendo pelo litoral, fora da rota dos peregrinos... (clique aqui ou na imagem para ter acesso a todo o texto)

A Teoria das Pedras              

Do livro: Quaderno d’esercizi per vivere con simplicità ed essere felici – Paré &Guiffant. Tradução Myrthes Gonzalez

Um dia um conferencista foi chamado para uma palestra sobre “gestão eficaz do próprio tempo” para um grupo de executivos de uma grande empresa. Ele tinha apenas uma hora para a palestra. Em pé diante deste grupo de elite o palestrante olhou lentamente cada participante e depois disse... (clique aqui ou na imagem para ter acesso a todo o texto)

Elipse: