51 3026 8979

    51 9 8137 5691

 

FRATER ESPAÇO BIOCÊNTRICO

 A AVENTURA   DO   AUTOCONHECIMENTO

Revista da Frater

JUL/AGO 2013

Ano VI n° 34

             A revista deste mês fala de comportamento. Nossa matéria principal foca o fenômeno da dança, sua origem e manifestação. Em época de revisão de comportamentos para a preservação do planeta, vamos tratar das hortas urbanas e também de nossos hábitos alimentares no filme Muito Além do Peso. Por fim vamos conhecer o livro de Ana Beatriz Barbosa:um alerta para preservar a saúde de nossos sonhos. Boa leitura!

Por que Dançar?

923333_372126916230688_1484524838_n.jpg

“O primeiro conhecimento do mundo, anterior à palavra, é o conhecimento pelo movimento. A dança é, portanto, um modo de ser-no-mundo, a expressão da unidade orgânica do homem com o universo. Esta noção da dança como cinestesia integrativa, é muito antiga e tem, através da história, numerosas expressões culturais, tais como as danças primitivas, as danças órficas, as cerimônias tântricas ou as danças giratórias do Sufismo” Rolando Toro       (clique aqui, ou na imagem, para ter acesso a todo o texto)

Horta no Terraço

No final de 2012 comecei a cultivar hortaliças e temperos em um terraço onde residimos em Porto Alegre. Sempre tive este desejo, mas não acreditava que era possível. Nos últimos anos esta ideia tem se popularizado e comecei a ver vários exemplos, inclusive de hortas de terraço e sacadas, que abastecem restaurantes orgânicos em Nova Iorque.      (clique aqui, ou na imagem, para ter acesso a todo o texto)

Mentes Perigosas

O Psicopata Mora ao Lado

Quando pensamos em psicopatas em geral lembramo-nos de filmes de ação envolvendo serial killers. Quem não lembra de Hannibal Lecter, personagem central do filme O Silêncio dos Inocentes. Ou seja, alguém frio e calculista que tem prazer de matar com requintes de crueldade. Sim, pessoas assim existem, mas em geral as conhecemos pelo noticiário policial.

(clique aqui, ou na imagem, para ter acesso a todo o texto)             

Obesidade, a maior epidemia infantil da história.

"Um filme obrigatório para qualquer pessoa que se importe com a saúde das nossas crianças"                                                         Jamie Oliver.

Pela primeira vez na história da raça humana, crianças apresentam sintomas de doenças de adultos. Problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2. 

Todos têm em sua base a obesidade. O documentário discute porque 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria, o governo, os pais, as escolas e a publicidade. Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo.

                                                   (clique aqui, ou na imagem, para ter acesso ao filme)

Muito Além do Peso 

Se não abrirem os links, copie e cole no seu navegador: www.frater.com.br