51 3026 8979

    51 9 8137 5691

 

FRATER ESPAÇO BIOCÊNTRICO

 A AVENTURA   DO   AUTOCONHECIMENTO

Revista da Frater

OUT/NOV 2014

Ano VII n° 48

             No mês de outubro a Frater Espaço Biocêntrico reabriu a Tribo dos Homens, um espaço de vivência e reflexão sobre a masculinidade. Para celebrar este acontecimento trazemos duas matérias sobre masculinidade, que de alguma forma, necessita se definir segundo novas formas de comportamento e relação afetiva. Ainda resgatamos a inspiradora historia do deus grego Kairós que vai nos lembrar da importância do instante vivido. Nosso vídeo fala de como lidar com um fenômeno muito atual: a depressão.               Desejamos um boa leitura a todos!

GÊNERO MASCULINO NA BIODANZA

Por Gastón Andino

REDEFININDO O SER HOMEM

Por Helio Arakaki

Kairós, o deus das oportunidades

http://eventosmitologiagrega.blogspot.com.br/2011/08/kairos-o-deus-das-oportunidades.html

Este vídeo da OMS (Organização Mundial de Saúde) faz uma interessante metáfora onde apresenta a depressão como um cachorro grande e inconveniente, que segue uma pessoa por todos os lugares aonde ela vai. (clique aqui ou na foto para ter acesso ao vídeo)

Hoje, nós homens vivemos uma profunda crise de Identidade que se traduz em perguntas como:

Qual é o significado de ser homem hoje?

Como ser um homem sensível e afetuoso, tendo uma postura viril sem ser machista?

Como relacionarmo-nos com a mulher de uma maneira autentica e criativa? (clique aqui ou na foto para ter acesso a todo texto)

A cultura patriarcal, com apologia aos valores machistas, trouxe uma postura de domínio e poder nos homens. Tal comportamento pode-se dizer, é a origem principal da violência desde a doméstica aos grandes conflitos envolvendo etnias diferentes e nações. (clique aqui ou na foto para ter acesso a todo texto)

Kairós, o deus da oportunidade, era filho de Zeus - o deus dos deuses e de Tykhé, a divindade da fortuna e prosperidade. Descrito como um belo jovem calvo com um cacho de cabelos na testa, ele era um atleta e tinha uma agilidade incomparável. (clique aqui ou na foto para ter acesso a todo texto)

Eu tinha um cachorro, seu nome era depressão

Elipse: