51 3026 8979

    51 9 8137 5691

 

FRATER ESPAÇO BIOCÊNTRICO

 A AVENTURA   DO   AUTOCONHECIMENTO

Revista da Frater

FEV/MAR 2013

Ano VI n° 29

             O Biocentrismo é um um paradigma que pode ser inserido na ecologia profunda, onde as relações humanas fazem parte da teia da vida.

             Em Biodanza falamos de Principio Biocêntrico, mas o que significa isto em nossas atitudes do cotidiano? A Revista deste mês nos convida a inserir o referencial Biocêntrico nas nossas interações diárias possibilitando a construção de uma cultura verdadeiramente Biocêntrica.

Cultura Biocêntrica

A vida como o centro da organização social

 

             Quais os princípios que orientam a construção da sociedade? A forma como construímos o mundo é reveladora de como nos posicionamos frente à realidade.

             O ambiente que a humanidade vem construindo há séculos é revelador da forma como nós seres humanos nos posicionamos frente à natureza. O colapso dos recursos naturais denota um ambiente cultural afastado de uma relação de cuidado com outras formas de vida... (clique aqui, ou na imagem, para ter acesso a todo o texto)

Refletindo sobre : Infância Clandestina

Caixa de Texto: 	Filme argentino, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2013. É a historia de um menino de 11 anos que na época da ditadura militar, estava refugiado em Cuba junto com a família composta dos pais e da irmãzinha ainda bebê. O ano é 1979, quando os pais de Juan decidem retornar à Argentina para continuar a luta dentro do movimento clandestino dos Montoneros. Levam consigo os filhos, mesmo correndo o risco eminente de prisão ou morte, e isso vai impactar a vida de todos... 
(clique aqui, ou na imagem, para ter acesso a todo o texto)

What a Wonderful World

         O vídeo que escolhemos este mês é um versão poética da musica What a Wonderful World, produzida pela BBC com lindas imagens de nosso raro planeta... (clique aqui, ou na imagem, para acessar ao vídeo)

O Evangelho Segundo Jesus Cristo

             Existem muitas formas de contar a história de Jesus Cristo. O Cristo de José Saramago vem com toda a mistura de poesia e crueza característica deste autor. Um Cristo completamente humano e inconformado com sua condição de filho de Deus.

Implícito ao texto existe uma pergunta: Como Deus é capaz de expor ao sofrimento e a morte o próprio filho? O Deus da ótica de Saramago e contraditório e se move por interesses pouco nobres... (clique aqui, ou na imagem, para ter acesso a todo o texto)

A Essência da Peregrinação

 

Sete de setembro de 2011 iniciaram uma incrível aventura 32 pessoas de diferentes nações pelos caminhos que levam a Santiago de Compostela; um percurso, dentre tantos, chamado de Francês. Da cidade de Burgos até Santiago de Compostela são cerca de 500 km...(clique aqui, ou na imagem, para ter acesso a todo o texto)

Para acesso ao texto em espanhol, clique aqui.

Ou copie o link em seu navegador:

http://www.biodanza.com.br/Cultura%20Biocentrica%20esp%20(1).pdf