51 3026 8979

    51 9 8137 5691

 

FRATER ESPAÇO BIOCÊNTRICO

 A AVENTURA   DO   AUTOCONHECIMENTO

Revista da Frater

Ago/Set 2014

Ano VII n° 46

É do simples que partem as grandes transformações.

             A revista deste mês fala de coisas que ocupam o papel coadjuvante na estrutura social: o gesto, o brincar, o cuidar. São aspectos que costumamos deixar em segundo plano desconhecendo sua potência transformadora.

             A proposta da Frater é sempre colocar luz sobre o poder transformador contido em nossos atos cotidianos. Pequenas mudanças de forma de proceder em nossa vida familiar, social e profissional podem trazer mais consciência e satisfação ao mundo em que vivemos.

Boa Leitura!

Haptonomia:

O Contato com o Bebê ainda no Ventre

A Haptonomia é uma técnica pouquíssimo conhecida no Brasil. A palavra Hapto tem origem grega e  siginifica “fazer contato tátil, eu me junto ao outro, eu estabeleço relação (por meio do toque) com o outro com a intenção de fazer um todo, de confirmar a outra pessoa em sua existência”.  (clique aqui ou na foto para acesso ao texto)

O Toque como cuidado

Este artigo nasce da experiência de uma equipe multidisciplinar que trabalha em um hospital oncológico com pacientes em fase avançada da doença. Os pressupostos dos quais tratamos são três:

1. O contato é uma potente forma de comunicação, sobretudo em momentos de grande sofrimento e fragilidade [...] (clique aqui ou na foto para acesso ao texto)

Tarja Branca

A revolução que faltava

Estamos acostumados a pensar no brinquedo com algo superficial que pertence a um mundo menor, uma fase quando ainda não éramos “produtivos”. O filme Tarja Branca é um convite à reflexão sobre este ato elementar e pouco valorizado que é o brincar. (clique aqui ou na foto para acesso ao texto)

Projeto de Educação Biocêntrica

EMEB Faustina da Luz Patrício

Video realizado pela ONG Moradia e Cidadania e dirigido por Jorge Henrique (Boca) que mostra o processo de transformação de uma escola através das propostas da  Educação Biocêntrica. (Clique aqui para ver o vídeo)