51 3026 8979

    51 9 8137 5691

 

FRATER ESPAÇO BIOCÊNTRICO

 A AVENTURA   DO   AUTOCONHECIMENTO

Revista da Frater

Jun/jul 2014

Ano VII n° 44

             A Revista da Frater deste mês convida a colocar-se no lugar do outro. Segundo Rolando Toro, criador do sistema Biodanza, esta é uma das mais nobres e transcendentes qualidades do ser humano. Vamos revisitar o tema Empatia, ultimamente tão raro entre nós. O que a psicologia tem a nos dizer a este respeito?

             Também vamos encontrar, no texto da facilitadora de Biodanza Sul-africana, uma reflexão sobre o quanto palavras vazias podem causar distanciamento entre as pessoas.

             Ilustrando este mesmo tema viajaremos pelo olhar solidário e emocionado de Sebastião Salgado em uma matéria que faz um resumo de sua trajetória, em fotos.

             E, finalmente, o vídeo Validar, “rouba a cena” no ponto de vista da qualificação e da possibilidade de vincular-se à beleza da vida.

Boa Leitura!

A Importância da Empatia

Psicologia moderna considera capacidade de se colocar no lugar do outro como algo vital para uma vida próspera e feliz.

Imagem por Gegrory Colbert

Você tem facilidade para detectar os sentimentos alheios? As pessoas dizem que você é um bom ouvinte? Por acaso já vivenciou as mudanças de humor de outros como se fossem suas? Em caso afirmativo, há grandes chances de você ser uma pessoa empática e esse dom lhe será muito útil ao longo da vida. (clique aqui ou na foto para acesso ao texto)

Furacão Verbal

“Levante! Você precisa varrer a casa!”

Uma torrente de palavras. Palavras tecidas e enroladas em uma trama infinita, onde as coisas estão de pernas para o ar; estou cansada... (clique aqui ou na foto para acesso ao texto)

Sebastião Salgado

A consciência através da imagem

Sebastião Salgado é um fotografo brasileiro que se tornou famoso por retratos que passam forte conteúdo tanto emocional como crítico, sem a necessidade de palavras. (clique aqui ou na foto para acesso ao texto e fotos)

Validação: O Poder do Elogio

O afeto é como um alimento e uma das formas em que ele se traduz é a palavra. Este vídeo mostra o poder do elogio como um alimento para a autoestima das pessoas. Não se trata de bajular, ou inventar mentira, mas sim de treinar o olhar para ver o melhor de cada ser humano e em seguida expressá-lo. (Clique aqui, ou na imagem, para ter acesso ao vídeo)