51 3026 8979

    51 9 8137 5691

 

FRATER ESPAÇO BIOCÊNTRICO

 A AVENTURA   DO   AUTOCONHECIMENTO

Revista da Frater

Jul/Ago 2014

Ano VII n° 45

             A Revista da Frater deste mês traz um tema essencial, mas controvertido em nossa cultura. A carícia. O tocar com afeto é muitas vezes mal compreendido e julgado, mas nos últimos anos cientistas e humanistas cada vez mais relatam algo que os poetas já sabiam:  o toque, a caricia com profundo conteúdo afetivo é um alimento, uma forma de falar fundo ao coração. As pessoas que são privadas da carícia, especialmente nos primeiros anos de vida, se expõem a uma série de sofrimentos e dissociações.

Dedicamos esta edição a suave arte de acariciar com amor.

Educação ao Contato

Através da pele se aprende o amor

Por  Sandra Salmaso

O Contato e a carícia são necessidades primárias do ser humano. Segundo Asley Montagu “é através da pele que nos tornamos seres capazes de amar”. (clique aqui ou na foto para acesso ao texto)

A carícia essencial

que resgata nossa humanidade

Por Leonardo Boff

A carícia constitui uma das expressões supremas da ternura. Por que dizemos carícia essencial? Porque queremos distingui-la da carícia como pura moção psicológica, em função de uma bemquerença fugaz e sem história.[...] A carícia é essencial quando se transforma numa atitude, num modo-de-ser que qualifica a pessoa em sua totalidade: na psique, no pensamento, na vontade, na interioridade, nas relações. (clique aqui ou na foto para acesso ao texto)

A Poesia das Mãos

Exposição virtual de imagens sobre mãos em vivência, captadas por Myrthes Gonzalez e Marco Guimarães (clique aqui ou na foto para acesso às imagens)

Polinização

Na natureza o toque sutil de pássaros e insetos faz a tênue união que permite que as plantas floresçam. Compartilhamos este vídeo encantado sobre a polinização. (Clique aqui para ver o vídeo)